




Discovery no RH: Aprimorando processos de onboarding na empresa
Team:
1 UX, 1 LT, 1 gestor
Duração:
5 meses
Entrevistas realizadas:
6
CONTEXTO
Buscando melhorias no onboarding interno da empresa e uma melhor experiência para novos colaboradores, aplicamos processos de design e pesquisa, entregando um plano de ação ao time de RH e treinamentos.

PESQUISAS INICIAIS
O processo e roadmap foram alinhados inicialmente com stakeholders e voluntários da squad.
Para a primeira etapa, buscamos entender possibilidades de melhoria ao pesquisar materiais e conteúdos on-line direcionados ao RH indicando o que é sugerido para a prática de onboarding. Ao final, chegamos à conclusão de que os principais pontos já eram realizados pelas equipes.
Além disso, levantei alguns questionamentos para serem investigados, como:
-
Qual a forma de contato antes da contratação?
-
Todos os líderes são orientados da mesma maneira?
-
É disponibilizado algum material para o contratado ao entrar na empresa?
-
Como incentivar os novos colaboradores a conversarem com seus líderes e saberem o que se espera deles?
-
Valeria a pena enviar um novo questionário para acompanhar desenvolvimento?
-
Qual a frequência de pedidos de demissões após 6 meses?
(Materiais avaliados: Checklist Boas Práticas de Onboarding (Pin People Experience Management), Guia de Onboarding On-line (Factorial), Runrun.it)
ANÁLISE DE DINÂMICA COM STAKEHOLDERS
Em seguida, estudamos pontos levantados pelos stakeholders em dinâmica realizada anteriormente com post-its no Miro e reorganizamos junto às equipes de RH e treinamentos a jornada do que é esperado pelos novos colaboradores nos 3 primeiros meses, com sugestões de prazos para realizar atividades.

ANÁLISE DE E-NPS
O time interno de Customer Experience já realiza uma pesquisa de e-NPS, onde é avaliado anualmente o índice de satisfação de todos os colaboradores da área com notas de 0 a 10, divididas por nível de carreira, tempo de empresa e comentários positivos e negativos.
Analisamos os resultados e alguns pontos levantados geraram hipóteses para verificar nas entrevistas. (Por questões de confidencialidade, o resultado não poderá ser divulgado.)

CRIAÇÃO DE HIPÓTESES E ENTREVISTAS
Para a etapa de entrevistas, conversamos com 6 colaboradores, 3 vindos de contratação externa e 3 via programa de capacitação e contratação, baseando as perguntas nas hipóteses criadas.
Exemplo de hipótese:
-
"Nós acreditamos que os materiais enviados aos novos colaboradores antes das contratações são claros para explicar os passos que devem ser feitos. Saberemos que é verdade se 5 dos 6 responderem que não ficaram com dúvidas impeditivas."
Exemplos de perguntas:
-
"Quando entraram em contato com você pela primeira vez, alguém explicou quais os passos que viriam a seguir, as pessoas que entrariam em contato depois? (...) Ficou claro para você?
-
Você já tinha familiaridade com os sites e materiais que te passaram? Ficou com alguma dúvida sobre a diferença entre eles e o que deveria fazer em cada um?"
Em seguida, fizemos a análise com os insights e validação das hipóteses (validadas, validadas parcialmente, invalidadas) e listamos as conclusões encontradas.

Dados de resposta removidos por NDA
Exemplo de uma das conclusões:
-
A fase de recrutamento é/não clara para todas as pessoas entrevistadas. Dificuldades verificadas em (...).
JORNADA DO USUÁRIO (novos colaboradores)
Para melhor visualização e entendimento do resultado das entrevistas em cada fase do processo, criei jornadas do usuário separando entre duas personas: novo colaborador via contratação e via programa de capacitação.

Dados de resposta removidos por NDA
RESULTADOS
Ao final, entregamos um plano de ação para a squad RH + equipe de treinamentos com:
-
Sugestão de mudanças em materiais;
-
Sugestão de priorização de assuntos específicos em conversas com liderança;
-
Proposta de e-mail;
-
Verificar possibilidade de utilização de portal único (protótipo abaixo) para centralizar informações;
-
Realização de nova pesquisa após alguns meses para avaliar os impactos das mudanças.
DESAFIOS E APRENDIZADOS
Entre os desafios encontrados, não conseguimos acesso a resultado de questionários internos já realizados. Com isso, repensamos a necessidade de envio de novo questionário para não ficar repetitivo e adaptamos as perguntas da entrevista.
Essa experiência ajudou a aprender como contornar impeditivos, incluindo a forma de realizar essas comunicações.
Utilizar o design para uma demanda interna trouxe visibilidade para nossa equipe e ajudou a expandir conhecimentos do trabalho de design para outras áreas, contribuindo assim para um aumento da maturidade de design na empresa.